data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo Pessoal/
Morreu, na manhã desta quinta-feira, o professor ítalo Antônio Minello, aos 83 anos.
Carinhosamente chamado de "pai" ou de "véio", Minello era formado em Educação Física e teve papel fundamental na formação de muitos jovens ao longo de mais de 40 anos de profissão. Até pouco tempo, participava do projeto Driblando a Exclusão, desenvolvido com crianças e adolescentes na Vila Maringá, onde ensinava futebol.
Dois lares de idosos de Santa Maria necessitam de doações
O professor Ítalo Minello nasceu em Três Barras, localidade de Arroio Grande, em Santa Maria. Aos 9 anos, mudou-se para o Bairro Dores, onde fixou residência e criou sua família. Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1973, foi policial militar e professor.
Santa Maria registra mais dois óbitos por Covid-19
Em entrevista concedida em 2017 para a coluna Com A Palavra, do Diário, Minello destacou a importância do esporte e da educação na sua vida:
- Ensinar foi a grande alegria da minha vida. Presenciei o crescimento dos meus alunos ano após ano. Eles ainda me chamam de "Véio" quando me enxergam. Participo de festas,sou convidado para formaturas, sou reconhecido de várias formas pelos atletas que treinei. Cresceram e se tornaram grandes profissionais nas áreas que escolheram - relatou, à época.
Além de participar de projetos sociais, Minello deu aulas no Colégio Centenário, no Seminário São José, na escola Cilon Rosa e no colégio Coronel Pilar, onde estudou quando criança.
O professor deixa a esposa, Sueli, os filhos Ítalo Fernando, Tatiana e Silvana, e a neta Júlia. O velório de Ítalo Minello terá início às 15h desta quinta, nas capelas do Cemitério Jardim Santa Rita. O sepultamento está marcado para sexta-feira, às 10h.